PROJETO H2 BRASIL
A busca por soluções sustentáveis para enfrentar as mudanças climáticas ganha destaque com a chegada de evento com referência do projeto H2Brasil ao estado do Pará. A iniciativa, parte da Cooperação Brasil-Alemanha pelo Desenvolvimento Sustentável e implementada pela renomada agência alemã de cooperação internacional Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, promete transformar realidades locais e alinhar-se às metas internacionais acordadas pelo Brasil em diversos fóruns.
O evento “Hidrogênio Verde e a Descarbonização da Economia: Possibilidades para o Estado do Pará”, marcado para o dia 28 de maio, é resultado da parceria entre a GIZ, o Ministério de Minas e Energia e o financiamento do Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), juntamente com entidades como o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Pará (SENGE-PA), a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) e a Universidade Federal do Pará (UFPA).
O Hidrogênio Verde, tema central do evento, desponta como uma solução fundamental diante da urgência global de combate às mudanças climáticas. O projeto visa apresentar as oportunidades de uso e as iniciativas que impulsionam uma transição energética justa no Estado do Pará.
Além de promover o Hidrogênio Verde como uma fonte de energia promissora e eco-friendly, a GIZ investe na capacitação técnica de profissionais brasileiros. Através de programas de treinamento e intercâmbio, a agência busca fortalecer as capacidades locais nas áreas de meio ambiente, energia e desenvolvimento sustentável, capacitando
uma nova geração de líderes comprometidos com a agenda ambiental.
A agência também desempenha um papel fundamental na facilitação de oportunidades de financiamento para investimentos em prol do clima no Brasil. Parcerias com instituições financeiras internacionais, governos e o setor privado visam mobilizar recursos para projetos que contribuam para a mitigação das mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável.
Com uma abordagem integrada e colaborativa, a atuação da GIZ no Brasil abrange uma variedade de iniciativas voltadas para a promoção das energias renováveis, eficiência energética, conservação ambiental, formação técnica, transformação urbana e financiamento climático
OBJETIVO
O evento objetiva levar o tema proposto pelo Governo Alemão-Cooperação Brasil-Alemanha para Desenvolvimento Sustentável, a nível nacional, aos profissionais de engenharia e ao Governo do Estado do Pará.
As iniciativas que contribuem para uma transição energética justa serão apresentadas e se discutirá sobre a descarbonização da economia e as possibilidades do “HIDROGÊNIO VERDE” para destaque do Estado do Pará no
cenário nacional, considerando a COP-30.
Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) Gmbh é uma empresa federal alemã para cooperação técnica que atua no Brasil na promoção do desenvolvimento sustentável há mais de 60 anos. O foco do trabalho da GIZ no Brasil são as energias renováveis e a eficiência energética, a proteção e o uso sustentável das florestas tropicais, além de temas como formação técnica, transformação urbana e oportunidades de financiamento para investimentos em prol do clima.
Os projetos de cooperação implementados no Brasil promovem o desenvolvimento econômico, social, ecológico e a sustentabilidade. O trabalho de cooperação técnica Brasil-Alemanha é realizado em consonância com a
Embaixada da Alemanha e em coordenação com a cooperação financeira implementada pelo Banco de Desenvolvimento alemão KfW.
A GIZ está ativamente engajada no país desde 1962 em uma cooperação capaz de transformar realidades locais e apoiar as metas internacionais acordadas pelo Brasil em diferentes fóruns.
Diante disso, o Projeto do projeto H2Brasil, que integra a Cooperação Brasil-Alemanha pelo Desenvolvimento Sustentável, e é implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, em parceria com o Ministério de Minas e Energia, e financiado pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) e o Sindicato dos Engenheiros do Estado do Pará (SENGE), a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), a Fundação Nacional dos Engenheiros (FNE) e a Universidade Federal do Pará (UFPA) estão organizando o evento “Hidrogênio Verde e descaronização da economia: possibilidades para o Estado do Pará”,
Durante o evento, as oportunidades de seu uso e as iniciativas que contribuem
para uma transição energética justa no Estado do Pará serão apresentadas
PROGRAMAÇÃO
O evento objetiva levar o tema proposto pelo Governo Alemão-Cooperação Brasil-Alemanha para Desenvolvimento Sustentável, a nível nacional, aos profissionais de engenharia e ao Governo do Estado do Pará. As iniciativas que contribuem para uma transição energética justa serão apresentadas e se discutirá sobre a descarbonização da economia e as possibilidades do “HIDROGÊNIO VERDE” para destaque do Estado do Pará no cenário nacional, considerando a COP-30.
Público-alvo: Governo do Estado do Pará; engenheiros; empresas do estado; estudantes de engenharia; setor
produtivo público e privado.
Data: 28.05.24 – 08h às 13h30
Local: AuditórioAlbano Franco – Federação dasIndústrias do Estado do Para (FIEPA), Belém
O evento também será transmitido online
Programação
08h às 09h – Recepção e credenciamento – Café de Boas-vindas
09h às 09h40 – Sessão de abertura
Mesa de Abertura
Dra. Hanna Ghassan Tuma – Vice-governadora do Pará e organizadora da COP30
Alex Carvalho – Federação dasIndústrias do Estado do Pará – FIEPA
Murilo Pinheiro -Presidente da FederaçãoNacional dos Engenheiros – FNE
Marcos Costa MSc.Eng – Coordenador de Componente H2Brasil
1° PAINEL: 10h às 11h
Inserção do hidrogênio verde no mercado de energia do Estado do Pará
Moderador: Eng. Fernando Palmezan
10h às 10h15 : OprojetoH2Brasil- Marcos Costa MSc.Eng – Coordenador de Componente H2Brasil GIZ Brasil
10h15 às 10h30: – Wilton- Diretor de Concessão da SEDEME
10h30 às 10h45: O Pará é o melhor lugar do mundo para a Produção de Hidrogenio Verde – Andre Leao -UFPA 10h45 às 11h: Setor veicular: Processo de transição – Promovendo a descarbonização dos transportes – Prof.ª Dra. Eng. Emília Tostes – Universidade Federal do Pará – UFPA.
11h00 às 11h15:DEBATE
2° Painel: 11h15 às 12h35
HidrogênioVerde e transição energética
Moderador: Fernando Palmezan
11h15 às 11h35: Hidrogênio Verde: Possibilidades dos portos do Estado do Pará para a nova realidade. Prof. Dr. Eng.
Hito Braga – Universidade Federal do Pará – UFPA.
11h35 às11h55: Transição Energética no Estado do Pará – Eng.Daniel Sobrinho -ABSOLAR
11h55 às 12h15: DEBATE
12h15 às 12h30: Palavras de Encerramento
12h30 às 13h: BRUNCH