Por João Freitas
Todos nós já ouvimos falar dos direitos do consumidor, mas como bem sabemos sempre tem o outro lado, e da mesma forma que existem direitos, há deveres. Por isso, como consumidores, devemos saber nossos direitos e deveres quando compramos ou contratamos um serviço.
E no Brasil, o Código de Defesa do Consumidor foi criado para ajudar a população a ter acesso a produtos adequados, bem como usufruir dos direitos e mecanismos de defesa.
Estamos estreando a nova coluna DEFENDA-SE no Portal Pariana, com uma linguagem fácil, acessível e inclusiva onde vamos escrever e informar tudo sobre os direitos e deveres do consumidor com clareza, coerência e imparcialidade além de vários colaboradores parceiros com a finalidade de ajudar a sociedade e deixar você bem informado.
A intenção é manter relacionamento estreito com o leitor para que ele faça parte da coluna, interagindo, sugerindo, pautando, denunciando abusos e criticando também. Por que não?
- Quem é João Freitas?
Formado em Gestão Pública pela Faculdade Estácio, Serviços Jurídicos, Notariais e de Registro pela universidade PAULISTA UNIP, e com pós-graduação em Direito do Consumidor, e sempre procurando agregar conhecimento, concatenar ideias e contribuir com as pessoas.
Os direitos e deveres do consumidor é importante para regular as situações de consumo, já que esses direitos e deveres do consumidor são uma expressão de nossos direitos humanos, além disso, porque é necessário que como consumidores nos responsabilizemos por nossas ações.
Dessa forma, as relações de mercado e o atendimento ao consumidor são mais equilibrados e transparentes, pois, a participação dos cidadãos na defesa e no exercício de seus direitos melhora a qualidade de vida de todos.
Com mais de 30 anos de experiência no mercado de trabalho jornalístico, vivenciei e presenciei diariamente muitas situações adversas e sempre acreditei na possibilidade de ajudar e melhorar a autoestima e qualidade de vida das pessoas e por conhecer muitas realidades injustas a minha história de vida é direcionada a esse propósito.
O objetivo desta coluna é agregar conhecimentos, discutir ideias, construir novos caminhos, orientar a família e o cidadão.
Nossa meta é desenvolver um trabalho sério e dedicado sempre na defesa dos direitos e deveres das pessoas.
ENTÃO VOCÊ JÁ SABE, NÃO FIQUE SÓ! DEFENDA-SE,
DICAS: Direitos do Consumidor que você precisa conhecer.
Perda da nota fiscal:
Caso perca uma nota fiscal, você pode solicitar a segunda via ao estabelecimento onde foi feita a compra ou ao prestador de serviço. Essa nova nota deve conter as mesmas informações que tinham no documento perdido.