O Coritiba será adversário de Águia de Marabá e Paysandu, na 1ª Fase da Copa do Brasil e na Série B do Brasileiro, respectivamente. Para estes duelos contra as equipes paraenses, o técnico Guto Ferreira poderá ter uma excelente opção no ataque com Leandro Damião, atacante de 34 anos, com vasta experiência no futebol brasileiro e internacional.
O jogador que será referência no ataque do Coxa vai assinar contrato com o clube curitibano até o fim do Brasileiro da atual temporada. A informação foi oficializada pela diretoria do clube nesta quinta-feira (8).
Bem verdade que os confrontos do Coxa frente aos clubes do Pará ainda serão definidos com data, local e horários pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Saiba mais: Remo e Paysandu estreiam na Copa do Brasil em Rondônia; Águia encara o Coxa
𝐋𝐞𝐚𝐧𝐝𝐫𝐨 𝐃𝐚𝐦𝐢𝐚̃𝐨 𝐚𝐬𝐬𝐢𝐧𝐚 𝐩𝐫𝐞́-𝐜𝐨𝐧𝐭𝐫𝐚𝐭𝐨 𝐜𝐨𝐦 𝐨 𝐂𝐨𝐫𝐢𝐭𝐢𝐛𝐚 🇳🇬
𝖮 𝖼𝖾𝗇𝗍𝗋𝗈𝖺𝗏𝖺𝗇𝗍𝖾 𝖼𝗁𝖾𝗀𝖺 𝗇𝗈𝗌 𝗉𝗋𝗈́𝗑𝗂𝗆𝗈𝗌 𝖽𝗂𝖺𝗌 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝗋𝖾𝖺𝗅𝗂𝗓𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖽𝖾 𝖾𝗑𝖺𝗆𝖾𝗌 𝗆𝖾́𝖽𝗂𝖼𝗈𝗌 𝖾 𝖺𝗌𝗌𝗂𝗇𝖺𝗍𝗎𝗋𝖺 𝖽𝖾… pic.twitter.com/2yWOj0wUhE
— Coritiba (@Coritiba) February 8, 2024
O Jogador – O Coritiba é o 10º clube na carreira de Damião, que iniciou nos campos de várzea, em São Paulo, caminho totalmente adverso dos demais profissionais da bola que iniciam pelas categorias de base dos clubes. Considerado o principal reforço do Coxa em 2024, tudo em razão dos bons desempenhos, principalmente, vestindo as camisas do Internacional-RS e do Brasil nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres.
Ele terminou como artilheiro, com seis gols, e a medalha de prata, em um time que ainda tinha Neymar, Thiago Silva e Marcelo como considerados “medalhões”. Na Seleção Brasileira principal, Damião tem 17 jogos e três gols marcados; o centroavante até foi convocado para a Copa das Confederações de 2013, mas foi cortado após uma lesão muscular.
No Colorado, fez história; de 2009 a 2013, foi campeão da Libertadores (em 2010), com direito a um dos gols no triunfo por 3 a 2 sobre o Chivas, do México, no Estádio Beira-Rio. Ainda, na Recopa Sul-Americana de 2011, marcou três gols diante do Independiente, da Argentina, além do tricampeonato no Gauchão (2011, 2012 e 2013).
Em meio aos grandes títulos, em 2017, ainda no Inter, disputou a Série B do Brasileiro (principal competição do Coritiba nesta temporada) ajudando o Colorado a retornar à Série A sendo vice-campeão. Em 17 jogos, Damião marcou oito gols na campanha.
Antes de ser anunciado pela diretoria do Coritiba, o atacante atuava pelo Kawasaki Frontale, do Japão, desde 2018. No time asiático, entrou em campo por 178 jogos, marcou 71 gols e 24 assistências. No início de 2024, o atacante rescindiu o contrato com o clube japonês pelo qual conquistou duas vezes a J-League, uma Copa do Imperador, uma Copa da Liga Japonesa e duas Supercopas do Japão.
Na carreira, conta ainda com passagens pelo Santos, Flamengo (campeão carioca), Cruzeiro e Real Betis, da Espanha.