O requerimento do senador Alessandro Vieira ocorre após anúncio do fim da política de paridade de importação.
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal (CAE) aprovou nesta terça-feira, 16, o convite para que o presidente da Petrobras, Jean Prates, compareça à Casa Alta para dar esclarecimentos sobre a nova política de preços da estatal. A aprovação do requerimento, de autoria do senador Alessandro Vieira (PSDB-SE), acontece após anúncio do fim da política de paridade de importação.
“O que buscamos é comunicar adequadamente essa mudança e garantir o funcionamento adequado da empresa. Nenhuma empresa pode funcionar a base de preços excessivos, que arrocham o consumidor, muito menos com preços subdimensionados que destroem a empresa. Então, queremos confirmar que a intenção da Petrobras é funcionar como uma empresa eficiente e qualificada”, diz Vieira.
O senador também sinaliza que, sendo uma empresa estatal e que impacta direta ou indiretamente nos preços da economia brasileira, é de “relevância e interesse público” que Jean Paul Prates detalhe a nova estratégia.
Na prática, o “anúncio encerra a subordinação obrigatória ao preço de paridade de importação, mantendo o alinhamento aos preços competitivos por polo de venda, tendo em vista a melhor alternativa acessível aos clientes”, como informou o comunicado emitido pela companhia.